A maioria dos casos de catarata, a opacificação do cristalino, a lente natural do olho, desenvolve-se lentamente ao longo de anos. O principal sintoma é a visão embaçada.
Ainda que seja mais comum após os 60 anos, ela pode ocorrer em pessoas mais jovens e, portanto, existem três formas: congênita, senil ou secundária (trauma, diabetes, corticoide). Não há medicamentos que curem ou retardem a catarata. Quando a catarata interfere nas atividades diárias do indivíduo, o cristalino opaco pode ser removido através da técnica de facoemulfisicação seguido do implante de lentes artificiais transparentes com o grau adequado para cada paciente.
Para seu conforto, é possível utilizar as avançadas lentes intraoculares multifocais que incorporam tecnologia de ponta e proporcionam a melhora da visão para perto, intermediário e longe, reduzindo a dependência dos óculos.
O procedimento dura de 30 minutos a 1 hora, e a permanência no centro cirúrgico 2 horas, sendo o paciente liberado para casa no mesmo dia. A melhora visual é progressiva e já percebida nos primeiros 3 dias.